Capa 2014!

Capa 2014!

sábado, 31 de agosto de 2013

Figurinos para sonhar: um bom filme para assistir e a história real de uma mulher que marcou a sociedade em que vivia

Às vezes a gente deixa de comentar sobre algum filme com os amigos por achar que, por ele não ser novidade, todo mundo já viu.
Porém, tem tanto filme bom e interessante por aí que, na verdade, volta e meia deixamos escapar um e acabamos assistindo meses (ou até anos!) depois do lançamento.

Por isso hoje resolvi falar de um filme que, muito além de ter um belo figurino e uma produção primorosa, conta a história real de uma mulher que marcou sua época, Georgiana Spencer:


Pesquisando sobre a vida da Duquesa, é possível descobrir que o filme é muito fiel à realidade: além de ser um ícone de beleza e estilo para a sociedade da época, Georgiana também era uma figura muito carismática, encantadora e realmente era engajada politicamente.

Neste link é possível ver um retrato da Duquesa, acompanhado de outros fatos curiosos da sua vida, dentre eles, o de que ela era amiga íntima de Maria Antonieta.

E, outro fato super interessante é que a Princesa Diana é descendente da família de Georgiana, mais precisamente do seu irmão, George.
Definitivamente uma família de mulheres carismáticas e elegantes...

Quanto ao figurino, como se pode perceber do trailer, é um espetáculo digno dos melhores filmes de época. Não é a toa que o figurinista Michael O´Connor ganhou o Oscar pela categoria em 2009, em sua primeira indicação ao prêmio.

Infelizmente ainda não tenho o acervo bibliográfico que gostaria sobre história da moda (tema que adoro) e, atualmente, nem o tempo para escrever sobre isso com o devido capricho, mas deixo um link do blog História da Moda para quem quiser ler mais sobre as características das roupas femininas nessa época. A autora é formada em Design de Moda e traz muitas referências visuais para ilustrar os textos, super legal.

Fica então a dica de sessão pipoca para quem ainda não assistiu A Duquesa. =)

Bom final de semana!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário