Capa 2014!

Capa 2014!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dica de livro: Aumente o poder do seu cérebro.

Gente, o tempo anda curto para os posts, mas fui obrigada a postar rapidinho só para deixar uma dica de mais um livro que adorei e já recomendei bastante para família e amigos!
O nome dele é Aumente o poder do seu cérebro, e o autor é o John Medina, eis a foto:


Achei a ideia super interessante, pois nunca é demais saber as melhores regras de funcionamento do nosso cérebro, não é mesmo? ;D

Além disso, o autor é biólogo molecular e especialista em desenvolvimento cerebral, então tudo possui base científica, fato que sem dúvida valoriza ainda mais o conteúdo.

O livro é dividido em 12 regras, envolvendo temas específicos como atividade física, sobrevivência, conexões, atenção, memória (aqui vão duas regras), sono, estresse, integração sensorial, visão, diferenças entre os sexos e exploração.

Apesar de ser bastante científico, o autor trabalha o texto de maneira bastante didática, então ela fica leve. Aliás, ele mesmo é uma figura bem comunicativa, pois atua em pessoa no  DVD que acompanha o livro, rsrs...

Inclusive foi o DVD que me ajudou a lembrar dos detalhes para contar aqui (e é uma boa ferramenta para dar uma revisada nas regras de vez em quando), pois o livro neste momento está com a minha mãe. =)

Agora, sempre que falo do livro, comento do capítulo que mais chamou minha atenção: o do sono ("Durma bem, pense bem").
Além de explicar a importância de um sono regular e de qualidade para um bom processamento das informações obtidas durante o dia, também fala sobre a delicada "zona da soneca" (que é aquela conhecida horinha da tarde que o cérebro quer desacelerar) e sobre os diferentes tipos de perfil de sono (cronotipos), que são as pessoas "matutinas" ou "vespertinas".
Ainda com relação a este último tema, ele também aborda a delicada questão de pessoas vespertinas que provavelmente eram (injustamente) consideradas preguiçosas quando crianças, então fica um alerta para os pais de filhotes em idade escolar...

A propósito, falando em pais, John Medina também escreveu um livro específico sobre o desenvolvimento dos bebês, como anuncia esta reportagem da Folha de São Paulo. A obra se chama A ciência dos bebês (da gravidez aos 5 anos) e você pode ler um trechinho dela nesta outra matéria do mesmo jornal.

Ah, e o site do autor (em inglês) é este: http://www.brainrules.net/. =)

Mas voltando às 12 regras para turbinar a potência cerebral (ueba!!), quem quiser dar uma olhadinha dos vídeos do DVD, acabei de descobrir que a Editora Sextante os disponibilizou no seu canal do Youtube (regra n. 1 aqui, daí de lá quem quiser pode acessar as regras seguintes).

Por fim, para quem se interessou pelo tema mas está com o tempo muito corrido para pensar em ler um novo livro, pode começar pela leitura deste post da Organizz, que traz ótimas dicas para desenvolver a memória. ;)

E viva um cérebro saudável e turbinado trabalhando em nosso favor! =D

Boa semana a todos!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário