Capa 2014!

Capa 2014!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Porque é importante ter cuidado com os produtos que colocamos nos cabelos...

É possível que uma boa parte das pessoas que está lendo este texto agora já tenha visto este vídeo abaixo... Mas, para quem ainda não viu, aviso que as cenas a seguir podem ser um pouquinho chocantes (na dúvida, melhor não ter crianças pequenas por perto, rs).

Bem, vamos ao vídeo:


Olha, sei que teve gente que deu muita risada da cena, mas confesso que eu não consegui...
Imagina a situação, gente: você vai fazer um cacho no seu cabelo e ele simplesmente torra e cai!!!

Enfim, a questão é que esse vídeo é uma ótima representação do estrago que um produto inapropriado ou um aparelho mal utilizado pode fazer nos cabelos...
No caso, tem tanto uma matéria dizendo que a culpa provavelmente teria sido do spray (link aqui), quanto outra alertando para o fato de que sempre se deve ter atenção com as instruções do produto e com a temperatura do aparelho que vai ser utilizado no cabelo (em inglês, neste link). De qualquer maneira, a própria adolescente parece ter se convencido que o problema foi mesmo o babyliss, que estaria mal regulado (como disse nesta entrevista para a Eliana), e creio que minha missão investigativa aqui já cumpriu com o seu objetivo, rs.

Mas o pior não é isso, o pior é que há casos em que a reação a determinados produtos químicos utilizados inadequadamente é tão grave, que a pessoa corre até risco de morte por choque anafilático!

Inclusive na ocasião em que me foi falado desse vídeo, uma das mulheres da rodinha contou um episódio em que teve uma reação forte dessas e chegou a ir para o hospital (!), imaginem só o susto!

Quem quiser mais detalhes, pode acessar este artigo do Conselho Regional de Química da IV Região, segundo o qual "Os Centros de Vigilância Sanitária têm recebido inúmeras denúncias de casos ocorridos pela utilização imprópria de alisantes, causadora de sérios danos à saúde, como queimaduras no couro cabeludo, queda parcial ou total dos cabelos, problemas no trato respiratório e até morte por choque anafilático".
O texto também possui várias recomendações úteis para ajudar a evitar esse tipo de problema, sempre bom dar uma olhada.

Por isso é importante só realizar procedimentos que envolvam química com profissionais capacitados e de confiança, pois assim há menos risco de comprometer a saúde das nossas preciosas madeixas.
Em caso de dúvida, sempre melhor pesquisar um pouco mais sobre o produto ou o procedimento em vista antes de se decidir, pois um pouco de precaução às vezes pode evitar uma grande dor de cabeça...

 
Bate na madeira!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário