Capa 2014!

Capa 2014!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O xadrez, o tartan e as habilidades da minha mãe =)

Oi gente!

Este post estava programado para ontem, mas teve que ficar pra hoje mesmo, e ainda assim pude dedicar bem menos tempo do que eu gostaria para escrevê-lo...
Masss, é melhor escrever rapidinho do que não escrever, né? Então vamos lá!

Primeiramente, confesso que vou me exibir publicamente só um pouquinho, fazendo mais propaganda das habilidades da minha mãe, que fez essa linda carteira pra mim:


Para falar a verdade, tecido xadrez não é lá uma das minhas preferências, mas se não me engano esse tecido também foi herança de um trabalhinho de materiais têxteis (sim, você já ouviu essa história antes aqui) e como tecido parado e mente agitada rendem coisa, surgiu a ideia de fazer uma bolsinha de mão super exclusiva!

Claro que minha mãe topou a ideia na hora, pois mãe geminiana animada é isso aí (super mega beijo pra ela!!!), e lá foi ela pesquisar o modo de fazer enquanto a gente definia os detalhes do modelo.
A flor desconstruída foi executada por esta que vos escreve (#orgulhinhodamamãe, hahaha!), com um miolinho feito de renda (um simples retalhinho, bem sem forma também) e um botão delicado, para suavizar um pouco o conjunto e fazer um contraste legal.

Aí, olhem só que felicidade: eu tenho uma bolsinha de mão completamente única (adoro!), feita pela minha mãe (adoro mais!) e com um toque super pessoal. =)

Fica a ideia então: se você também gosta de peças com uma certa exclusividade, uma clutch feita sob medida pode ser uma ótima maneira de expressar sua personalidade e seu estilo!

Sem falar que essa pode ser uma boa alternativa para dar um destino a algum tecido que esteja à toa na sua casa ou mesmo a uma roupa vintage cheia de história que ninguém sabe como aproveitar: se o tecido for lindo e especial, quem sabe não é interessante transformar a peça em uma bolsa? ;)

Depois essa brincadeira ainda rendeu outros modelitos que mais adiante eu mostro aqui também, mas quero aproveitar que hoje o tema é xadrez para falar um pouquinho mais sobre uma das suas vertentes: o tartan.

Volta e meia esse termo aparece nos textos sobre moda, mas confesso que apenas recentemente ele me chamou suficientemente a atenção para que eu fosse pesquisar um pouco mais a respeito.

Então descobri que o tal tartan é mais que um padrão têxtil utilizado para fazer o tradicional e tão conhecido kilt escocês, mas também era, originalmente, utilizado para identificar os clãs ou famílias escocesas, ou mesmo pessoas pertencentes a um determinado território, muito legal!

Enfim, caso mais alguém ache a história e queira ler mais um pouco a respeito, seguem alguns links que eu utilizei de fonte para adiantar um pouquinho do conteúdo deste post: este resuminho bem bom do site Petiscos, um texto um pouco mais completo sobre a história do tartan, e um texto com mais um pouquinho da história dos clãs, do kilt e do tartan.

Agora, para quem quiser brincar mais com o assunto, pode acessar o site escocês House of Tartan (coisa séria!) e ver uma imensa variedade de padrões tradicionais!
Na seção "Tartan finder" é possível ainda acessar o tartan pelo nome e ver as variações entre as cores tradicionais, modernas, etc. Segundo consta no próprio site, geralmente o nome do tartan corresponde ao nome do clã, mas a base de dados também contém nomes de distritos, regimentos, corporações e muitos tartans sem nome.

E para quem tem veia artística e muita curiosidade, há ainda a possibilidade divertidíssima de criar o seu próprio tartan em uma tecelagem virtual e interativa!
Olha o meu aí, inspirado nas cores da minha carteira:


E aí, alguém mais se anima a criar o seu próprio padrão escocês? =)

Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário