Capa 2014!

Capa 2014!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Quem aí já foi brincar em uma loja de tecidos?

Sim, eu não escrevi errado não: visitar uma loja de tecidos é uma diversão só!

Inclusive eu posso dizer que já ajudei a criar algumas "monstrinhas" na área: amigas que não tinham o menor hábito de mandar fazer roupas sob medidas, escolher tecidos e tudo mais e, de repente, saiam das lojas cheias de tecidos e felizes da vida. =)

Enfim, às vezes a pessoa não tem intimidade com tecidos e não sabe direito por onde começar a pensar uma roupa ou entender questões de caimento. Mas isso não deve ser motivo para não experimentar, viu?


Eu já confessei aqui e para muita gente: sou fã de mandar fazer roupa sob medida!
Como o próprio nome diz, a bonitinha é feita especificamente para as minhas medidas, já de saída, e com a vantagem de ser exclusiva sob muitos aspectos, o que pode ser melhor?
Mais detalhes e boas razões para aderir à ideia, você encontra neste post. ;)

Afinal de contas, como também já foi falado no post sobre o bom caimento que nossas roupas devem ter, respeitar as particularidades (e proporções!) de cada corpo é essencial para que uma roupa vista bem.

Claro que, quanto mais experiência a gente tem com costuras e tecidos, mais fácil fica, mas com um pouquinho de disposição, tempo e boa vontade, já dá para criar um intimidade mínima com os tipos de tecido e saber qual é mais indicado para cada tipo de roupa.

Assim, da próxima vez que você passar por uma loja de tecidos, não tenha medo: entre e familiarize-se com eles! Sinta as texturas, veja as cores, perceba o quanto alguns são mais suaves ao toque do que outros, ou mais encorpados...
É sério, é um programa realmente divertido!

Ah, e se tiver uma vendedora para lhe ajudar e precisar de alguma dica para iniciar a busca, eis as minhas recomendações: linho, seda, algodão e crepe. São grupos de tecidos que possuem muitas variações de trama e apresentam caimentos e texturas diversas, perfeitos para iniciar um "laboratório" nesse admirável (e agradável!) mundo novo. =)

Aí, à medida em que você vai ficando mais à vontade e identificando as características que mais gosta, vai poder se aventurar por outros tecidos que sigam as suas preferências. Tem tanto paninho lindo por aí para nos fazer suspirar... quem não tem o hábito não faz ideia!! ;)

Então acontece o mais legal: quando a gente tem, por exemplo, uma festona pra ir, quer vestir um modelito bem especial e não encontra, já pensa logo que aquele cetim azul lindo que viu na loja daria um vestido fantástico para a ocasião... e por ai vai.

Mas e quanto aos modelos, como escolher?
Bem, eu sou super partidária que a gente tem sempre que ficar de olho nas referências que gosta para ajudar nessas horas (já falei um pouco sobre isso aqui), inclusive escrevi um post para a  Organizz que fala justamente sobre como manter um clipping com esse material de moda, que é super útil para quando a gente precisa de inspiração para alguma peça.

Aliás, lá também saiu um post sobre como se organizar para encomendar uma roupa com a costureira ou o alfaiate, pois sem dúvida é um processo diferente de ir na loja, provar e levar pra casa, né?

É essa a dica de hoje então: ambientar-se com a imensa variedade de tecidos que há nas lojas especializadas para, quando precisar, estar mais à vontade com a ideia de escolher um para chamar de seu e virar uma linda peça de roupa! ;)

Bom final de semana!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!!
    Também gosto muito de brincar nas lojas de tecido.
    Na última vez que eu fui em uma delas, saí com tecido que eu nem precisava, mas que deram origem a duas camisas lindas. ;)
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Karla!!
      Pois é, eu também acho lojas de tecidos bem mais tentadoras (= perigosas, hahaha) que lojas de roupas. =D
      Mas é mesmo um prazer extra mandar confeccionar e vê-los se transformarem em lindas peças, né?
      Beijos!

      Excluir
    2. É sim! E o melhor é que, como você disse, a roupa fica "certinha" em você, sem nada sobrando e sem ter ficado justo demais.
      Beijos.

      Excluir