Capa 2014!

Capa 2014!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Cuide das suas mãos!

As mãos são um dos nossos principais cartões de visita, pois com elas interagimos muito com as pessoas ao nosso redor e, por isso, elas são alvo constante de olhares.
Sem falar que, com o passar dos anos, não importa o quanto a pele do seu rosto esteja radiante e bem cuidada, ou que você seja uma pessoa super jovial: mãos muito manchadas e com aparência envelhecida vão atrair atenção negativa e mostrar os sinais do tempo sem dó...

Então como fazer para ter mãos bonitas, macias e jovens por muito mais tempo?
Simples: é só dedicar a elas a mesma rotina de cuidados que você dedica ao seu rosto, que é, em resumo: proteger do sol sempre, esfoliar regularmente e hidratar com capricho!

Imagem: acervo pessoal.

Em artigo publicado no portal Vila Mulher, do Terra, o cosmetólogo Maurício Pupo é direto:
Costumo dizer que a pele das mãos é sempre injustiçada, pois além de ser esquecida na hora de receber os mais sofisticados tratamentos antienvelhecimento, ainda são as que mais sofrem no dia a dia com a exposição excessiva às agressões externas.
Além disso, ele ressalta que os cremes que usamos no rosto são poderosos aliados no cuidado das mãos! E viva a praticidade! =)

Lembrando, claro, que no caso das mãos tem que se ter ainda o cuidado extra de protegê-las muito bem dos produtos químicos do nosso dia-a-dia (que são os produtos de limpeza em geral), por isso o uso de luvas de borracha é essencial para lavar qualquer loucinha, viu?

Mas não só os detergentes e produtos de limpeza que prejudicam as mãos: os próprios sabonetes que usamos diariamente também ressecam a sua pele delicada.
Em matéria disponibilizada no canal GNT, a dermatologista Carla Vidal é clara ao dizer que "Isso deve ser rotina: lavou a mão, hidrate depois", acrescentando que as unhas também precisam ser hidratadas.

A propósito, falando em hidratação das unhas, acho válido divulgar dois produtinhos da Granado que experimentei e já conquistaram lugar cativo na minha rotina de cuidados com as mãos **:

Imagem: acervo pessoal.

O primeiro é essa cera nutritiva para unhas e cutículas.
A embalagem recomenda usar de duas a três vezes ao dia, e realmente é impressionante a diferença que seu uso regular faz no estado das cutículas! No meu caso, percebi claramente que elas ficam com uma aparência super bem tratada e aqueles "espigados" feinhos praticamente desaparecem. Adorei!
Ah, e não esqueça de, sempre que possível, deixar as unhas "respirarem" um pouquinho entre um esmalte e outro, como recomenda a dermatologista Lucia Candel na sua coluna na Veja Rio.

O outro é essa manteiga emoliente aqui:

Imagem: acervo pessoal.

Essa aí, mal foi comprada e já está nos finalmente, de tão boa que eu achei, rsrs...
Como o próprio nome diz, é um creme concentrado, altamente emoliente, indicada não somente para as mãos, mas também para outras áreas que merecem atenção especial na hora da hidratação, como pés, cotovelos e joelhos. Deixa a pele absurdamente macia, uma delícia! Já fiquei fã também. =)

Quanto ao esfoliante, seguindo a lógica de "o que vale para o rosto, vale para as mãos", eu utilizo o mesmo esfoliante que meu dermatologista receitou para o rosto. Mas, se você tem alguma dúvida, converse com o seu! ;)
(e no artigo do Vila Mulher linkado lá em cima tem uma receitinha caseira de esfoliante!)

Quanto à proteção contra os efeitos nocivos do sol, atualmente a maioria das pessoas já sabe (ou pelo menos deveria saber, rsrs) que usar filtro solar diariamente, além de proteger a saúde da pele de modo geral, é uma das principais medidas antienvelhecimento.
Então é só aplicar nas mãos um fator de proteção solar mais altinho, próximo ou igual ao utilizado no rosto e pescoço, todos os dias (independente do tempo que fica em exposição direta ao sol, pois ambiente interno também exige proteção, conforme consta neste artigo da dermatologista Lucia Mandel) e a pele das suas queridas mãozinhas vai agradecer demais!! Por muitos anos! ;D

Aliás, gente, aqui vale desenvolver mais um tema que é praticamente um caso de saúde pública (rsrs): a resistência do sexo masculino em usar filtro solar...
Pois é, infelizmente é um fato conhecido que a maioria dos homens é extremamente resistente à utilização de filtro solar (muitas vezes só passando a dar mais atenção ao assunto quando passam por algum problema de saúde de pele em si mesmo ou na família...).

Enfim, seja por questão cultural ou por simples aversão a todo e qualquer creme (rsrs), a questão é que a exposição solar excessiva sem proteção é coisa séria, então fica a dica pra mulherada: ajude seus maridos, noivos, namorados, filhos, etc, a cuidar da proteção solar pelo menos do rosto e das mãos nas situações extremas, como viagens longas de carro (onde a exposição é contínua e direta!) ou prática de esportes ao ar livre, por exemplo.
Atitude de carinho com quem a gente gosta, para incentivar bons hábitos de saúde. =)

Então, voltando ao manual de cuidados com nossas preciosas mãos, no dia-a-dia vale sempre:

1. Ter um tubinho de hidratante e filtro solar (ou ambos combinados, se possível) na bolsa para reaplicar nas mãos sempre que as lavar. E aqui vale outra recomendação: este filtro solar facial da L´oreal é hidratante, porém leve, o preço é bem praticável e a bisnaguinha tem um tamanho ótimo para carregar por aí.

Imagem: acervo pessoal.

Detalhe: pelo que me lembro, tem esse mesmo produto com FPS maior (só não lembro se é oil free), mas como eu já tinha bastante "FPS turbo" em casa, acabei comprando um mais baixo para os dias que não exigem tanto, rsrs..

2. Deixar um hidratante com válvula pump na pia do banheiro, ao lado do sabonete, para facilitar a hidratação imediata logo após lavar as mãos.

3. Ter sempre luvas de borracha em casa (inclusive reserva!), para evitar ao máximo o contato das mãos com os produtos químicos que fazem parte da rotina doméstica.

E mais uma vez um merecido super beijo pra minha mãe ultra-mega-fofa, que sempre me ensinou a cuidar das mãos com todo o carinho! =D
Viu só, mãe? Estou repassando direitinho todas as dicas de cuidado que você me deu!! =)

Tudo isso pra ajudar a mulherada a sair por aí exibindo suas mãozinhas bem cuidadas com muito orgulho!!


** Importante: como transparência nessas horas é tudo (e como tem muita polêmica nesse tema...), vale registrar que a divulgação feita aqui se refere a produtos adquiridos pela autora para seu uso pessoal, sem qualquer finalidade comercial. Se por acaso algum dia houver neste blog alguma divulgação que não seja dessa natureza, será expressamente avisado a todos os leitores. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário