Capa 2014!

Capa 2014!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sobre a manutenção das nossas roupas

Ok, você começa a prestar atenção em cada detalhe do que você veste para combinar com quem você é, com o que o seu ambiente de trabalho exige, com seu tipo de corpo, etc. Pode até fazer uma consultoria de estilo para saber direitinho o que te ajuda ou não nessa divertida função de se encontrar e se expressar por meio das roupas e acessórios, e passa a fazer suas compras de forma cada vez mais pensada e consciente: viva!

Mas, não adiante comprar peças lindas e acertadas, de qualidade e tudo mais, se você não cuidar bem das bonitinhas para elas terem muita vida útil no seu armário...

Este post estava na linha de produção para falar justamente sobre isso quando vi que a Oficina de Estilo publicou uma coletânea de dicas sobre cuidados com as roupas, daí claro que fui dar uma conferida, para ver se valia a pena continuar com o programado ou simplesmente recomendar a vocês as dicas das meninas, que são sempre ótimas.

Bem, acabou que resolvi fazer um mix de ideias, então vamos lá! =)

Em primeiro lugar, gostaria de registrar que eu sempre fui do time que "joga tudo na máquina" (mas sempre respeitando as cores e colocando muitas peças dentro daqueles saquinhos de lavagem para roupas delicadas, viu? rsrs) e só lavava a mão as peças muito delicadas (ou muito preferidinhas, rsrs).
Então em algum momento (provavelmente coincidente com as minhas aulas de materiais têxteis no curso do Senac, rsrs...) eu comecei a pensar que realmente muitas peças poderiam estar perdendo a carinha de nova mais cedo do que deveriam...

E eu lembro até hoje da seriedade com que a querida professora dessa disciplina, Fernanda Vargas Souto (que gentilmente concordou com a citação do seu nome neste post, super beijo pra ela! =) ), tratou do tema, deixando muito clara a importância de se observar a correta forma de lavagem para cada tecido.

Some-se a isso todo um trabalho de pesquisa sobre conservação digna de roupas brancas que eu resolvi encarar (e descobri, na maior alegria, que era um problema da humanidade e não só meu, rsrs!) e eis que descubro um novo melhor amigo para a tarefa, muitas vezes esquecido: o clássico sabão de coco!!

(sim, eu não resisti e coloquei uma fotinho dele aqui, hahaha!)

Enfim, geralmente um molho rápido em algum lava roupas específico (com água fria mesmo) e uma passadinha de sabão de coco nas áreas que se quer higienizar mais resolvem quase todos os problemas. Pelo menos é o procedimento testado e aprovado por esta que vos escreve. =)

Aliás, ao fazer uma pesquisa adicional sobre esse velho aliado da lavanderia, descobri  no Vida de Bebê do portal Terra que ele também é o ideal para lavar as roupinhas dos pequenos, dica especial para mamães atuais ou futuras. ;)

E essa dica é boa para camisas (atenção público masculino, que usa camisas direto!): passar o sabãozinho nas partes estratégicas em que se transpira mais antes da lavagem faz m-a-r-a-v-i-l-h-a-s por elas! Geralmente não precisa colocar mais nenhum produto químico (o tecido agradece!).

Inclusive na dica especial da Oficina de Estilo elas frisam que o bom é tirar a mancha antes da lavagem e com água fria (ou com gelo mesmo!).

Daí, se tudo falha e há alguma mancha resistente incomodando, o jeito é deixar a roupa em um molho demorado com muito sabão de coco e água quente (pelo menos era a minha tática, bem provável que eu faça algumas tentativas com água gelada agora ;D), até que a mancha #peçaprasair, ao melhor estilo "Capitão Nascimento", rsrs!
Pra mim funciona na maioria das vezes, só vale lembrar que sempre tem que ver se o tecido suporta água quente (e mesmo se não for indicado, você pode querer arriscar, mas pelo menos será um risco consciente e calculado...).

Ah, sobre manutenção em geral, segue o link para o resumão da Oficina, que está muito bom!

E nunca é demais lembrar: tem que pensar muitas vezes antes de cortar aquela etiquetinha que ensina como lavar corretamente as peças, né gente? ;)
Tudo bem que algumas são impossíveis e chegam a ser desconfortáveis no uso, mas agora eu tenho uma regra: se a etiqueta tiver que ser sacrificada, a peça será sempre lavada na delicadeza. Daí não tem erro!

Tudo isso para dizer que continuo adorando a máquina de lavar mas, na real, é mais que verdade que vale a pena dedicar um tempinho a mais ("inho" mesmo!) da "hora da lavanderia" para cuidar melhor das nossas roupas, mesmo as que não pareçam tão delicadas, pois o resultado na conservação das peças é incrível: estou convertida! =D





2 comentários:

  1. Parabéns pelo bolg e tema escolhido!!
    Adorei a pesquisa e dicas porque nunca é demais aprender de como cuidar das roupas.
    Beijinhos

    Fernanda Souto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força e pelo carinho, Fernanda!!
      Beijão!

      Excluir