Capa 2014!

Capa 2014!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sobre a cansativa — mas recompensadora! — busca pelo bom caimento

É uma máxima para mulheres e homens: a roupa, para vestir bem, tem que ter bom caimento!
Isso significa, em linhas gerais, que cada peça tem que ficar tão certinha em você, que pareça que foi feita sob medida: ombros, mangas, cavas, cós, bainha... tudo no lugar certinho, sem sobrar nem faltar.

Parece simples, mas a verdade é que, apesar de a modelagem industrial ser padronizada (ou pelo menos tentar ser, rsrs), as pessoas não são...
Afinal de contas, existem pessoas altas e magras, baixas e magras, baixas e cheinhas, altas e cheinhas, com braços e pernas mais longos ou curtos, e, no caso das mulheres especificamente, ter mais ou menos busto, quadril, etc, etc, etc...!

Enfim, são muitos elementos que, considerados em conjunto, podem gerar uma infinidade de combinações de formas e proporções corporais, então imagine fazer todo mundo vestir uma "numeração padrão"... parece impossível, não?
Justamente por isso que escolher bem a roupa que a gente veste dá tanto trabalho!!

Imagem: cortesia de photostock no FreeDigitalPhotos.com

E olha que dó: às vezes a pessoa está (ou acha que está...) um pouco acima do seu peso e sofre um monte cada vez que prova uma roupa e ela não fica boa... e aí pensa que tudo seria diferente se ela estivesse mais magra... e vai pra casa triste...

Pois adivinha: o pessoal magrinho também prova muita roupa que não fica boa, viu? De verdade!!
Aliás, dependendo no nível de magreza, chega mesmo a ser uma dificuldade achar determinadas peças... Tudo isso para deixar bem claro que pouco peso não livra ninguém do prova-prova paciente, ok? ;)
Ainda esses dias eu estava de personal shopper de uma amiga mignon e ela provou uma calça l-i-n-d-a, tamanho P, que ficou com pano sobrando pra tudo quanto foi lado...! Todo mundo tinha achado a calça o máximo, mas não deu pra levar.

Então, pra começo de conversa, se você culpa seus supostos quilinhos a mais ou algum outro detalhe do seu corpo que você não gosta tanto pela canseira na hora de achar roupas que caiam bem, por favor não sofra mais por isso: lembre-se que esse é praticamente um problema universal! =)

No mais, tem que ter uma "paciência de Jó" mesmo: tem que provar, olhar, olhar e olhar de novo, sob todos os ângulos possíveis...
Tem que verificar se a linha do ombro da roupa está bem alinhada com o seu ombro de verdade, que é um dos detalhes mais importantes (pois ninguém quer andar por aí parecendo que pegou o blazer emprestado de outra pessoa, não é mesmo? rs)...
Tem que ver se você consegue se movimentar bem com a roupa, sem limitações...
Tem que observar com atenção de não fica nada repuxando ou enrugando quando você abotoa/fecha a peça, se não fica sobrando ou faltando tecido...

Se dá trabalho? Com certeza!
Vai ter que ajustar muita peça antes de levar pra casa e usar? Muito provavelmente!
Inclusive vale registrar que é muito raro encontrar uma roupa que não precise de ajuste nenhum, nem sequer na bainha da calça...
Porém, infelizmente há vezes em que se adora o conceito da peça (ou o modelo, ou a cor...) mas não tem jeito: não há ajustes razoáveis que a façam funcionar pra gente.
Nessas horas é preciso ser forte, devolver a bonitinha para a prateleira e seguir com a busca, sem desanimar! =)

Masss, a parte boa é que essa trabalheira toda compensa muito, principalmente a médio e longo prazo: cada peça no seu armário vai ficar com a devida carinha de "sua" e você com certeza vai se sentir bem por vestir algo que sabe que se adapta direitinho ao seu corpo.
Porque, independente das características pessoais de cada um, ter critério com o que se veste sinaliza, acima de tudo, muito amor-próprio! Aquele genuinamente saudável, de quem dedica tempo para procurar sempre o melhor para si, porque sabe que merece.
Sensação ótima de ter e de passar para o mundo, né? =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário