Capa 2014!

Capa 2014!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Curiosidades da história da moda: Rainha Vitória, o vestido branco e um casal muito feliz =)

Bem, vamos começar o post de hoje com um trailer de um filme muito interessante:


Não é um filme novo mas, para quem ainda não viu (como eu até bem pouco tempo atrás), fica a recomendação. Além de ser um filme bem feito, com ótimos atores e um figurino maravilhoso (que foi inclusive premiado no Oscar), tem o adicional de contar uma história real.



Claro que eu fui dar uma pesquisada extra na história nesse casal tão simpático (pois Hollywood sempre dá uma "floreada" nos tons...), mas realmente Vitória e Albert eram um casal muito unido e, ao que tudo consta, foram mesmo felizes.

Prova disso foram as anotações da rainha em seus diários, os quais registram tanto o romantismo dela ao se referir à sua noite de núpcias, quanto os anos de profundo luto após a morte do príncipe Albert (notícia completa em português no site do Jornal Valor Econômico).

Há inclusive um pequeno rabisco feito pela rainha, dela usando seu véu e um arranjo de flores de laranjeira, como vocês podem conferir neste artigo do The Brittish Monarchy.
Pois é, a realeza também tem seus momentos fofos, minha gente!

E foi justamente o vestido usado pela rainha em seu casamento, no ano de 1840 (foto disponível aqui), que iniciou a tradição do vestido branco para as noivas.
Tudo bem que antes dela outras nobres já haviam usado a cor como símbolo de pureza e inocência mas, ao que parece, Vitória era mais popular... ;)

Além disso, o vestido da rainha (que na verdade era de cetim na cor marfim) não possuía tantos bordados dourados e prateados, que eram comuns nos outros vestidos brancos utilizados pelas outras noivas da realeza, como relata o Victoria and Albert Museum ao falar sobre um dos modelos da época.

A propósito, para quem quiser viajar no universo dos vestidos de noiva da nobreza, é só acessar este link do Victoria and Albert Museum ou este do Historic Royal Palaces e se divertir!

Mas realmente achei muito legal saber que quem deu força à tradição do vestido branco fez registros muito felizes sobre o seu casamento!


Sempre bom saber desses simpáticos detalhes, não? =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário