Capa 2014!

Capa 2014!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A democracia das cores

Creio que uma das informações mais democráticas de moda e de estilo é aquela que transmitimos por meio das cores.


Volta e meia eu entro em alguma loja de departamento ou mesmo em lojas populares bem simples (de verdade!), para fins de pesquisa e geralmente gosto do que vejo.

Em primeiro lugar, porque acho muito injusto pensar que as pessoas têm que ter rios de dinheiro para se vestirem bem, serem felizes com seus armários e com seus espelhos.

Mas, além disso, eu realmente acredito que a criatividade no vestir é muito mais incentivada quando temos um guarda-roupa conciso, coerente e adequado às nossas reais necessidades. E claro: feito com peças que sejam a nossa cara! =)

Porque assim... arrasar no modelito é fácil quando se tem orçamento astronômico pra compras, né gente? É que nem decorar uma casa enorme sem restrição de grana: vamos combinar que o desafio é bem menor...

Por essas e outras que, assim como os profissionais de arquitetura que merecem toda a minha admiração são aqueles que fazem milagres mobiliando e decorando espaços diminutos com orçamentos normais (ou enxutos), pra mim pessoa estilosa de verdade é aquela que se conhece como ninguém e sabe aproveitar ao máximo as possibilidades do seu armário para ter um visual que transmita sua verdadeira essência, mesmo sem gastar muito dindin nas compras!

Mas voltando às cores, justamente em uma dessas minhas pesquisas em uma loja popular, eu vi uma blusinha de modelagem simples, feita em um tecido que parecia malhinha de algodão (mas era sintética), com uma cor tão vibrante e tão linda que faria a diferença em qualquer produção.

E esse é o poder das cores: além de todas as mensagens que podemos transmitir com elas (seja com tons mais fortes e vivos ou com uma cartela mais calma e neutra, sobre isso a Oficina de Estilo tem um resumão ótimo, então eu nem vou repetir aqui), trata-se de uma informação de moda e estilo que cabe em qualquer bolso e não têm preconceito de idade, altura, peso ou qualquer outro fator.


Aliás, uma observação: sinceramente não sei de onde várias lojas tiram a ideia de que roupas para jovens senhoras têm que ser em tons pastéis... Se a pessoa sempre cultivou um estilo moderno e cheio de cores vivas, não é porque entrou na casa dos 50, 60 anos que, de repente, vai começar a usar só tons suaves, né?
Claro que nossas preferências não são estáticas e muitas vezes vão mudando conosco, acompanhando nosso amadurecimento, mas defendo firmemente que todas as pessoas devem ter opções variadas à disposição para fazerem suas escolhas, sem limitações impostas pelo mercado.

Enfim, momento desabafo em solidariedade às várias jovens (e modernas!) senhoras que muitas vezes têm dificuldade em encontrar roupas coloridas e joviais apropriadas para seu momento de vida...


Então, basta a gente se dedicar um pouquinho para entender o que as cores representam na nossa vida, para aprender quais as tonalidades e intensidades que mais valorizam o nosso tom de pele e assim tirar o máximo de proveito dessas aliadas tão importantes do nosso visual (novamente o papo sobre a importância do autoconhecimento, lembram? ;) ).

Sem falar que, às vezes, tudo o que a gente precisa para ter um ânimo extra para encarar um dia difícil é de um belo ponto de cor no visual... Sério!

E para quem gostaria de variar um pouco nas cores no cotidiano mas não consegue deixar de recorrer àquela calça preta ou blazer branco de sempre, uma dica que pode ajudar é esconder algumas dessas peças em um cantinho no armário, para se obrigar a usar as outras, que tal?
Mas se essa ideia parecer pretensiosa demais, tem outra aqui neste post que escrevi para a Organizz, sobre como usar a rotina de lavanderia em seu favor para esse fim.

Aí, cada um escolhe os tecidos, modelos e comprimentos que mais lhe agradam e favorecem, alia tudo isso às suas cores preferidas e está feito o conjunto pensadinho para ser feliz e fazer bonito no dia-a-dia.

Vale dos 20 aos 80, para os mais variados manequins e estaturas!
Simples e democrático assim. =)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário