Capa 2014!

Capa 2014!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Estilo gourmet: sanduíche de cogumelos

Volta e meia sai alguma comidinha com cogumelos aqui em casa, pois eles são saborosos, leves, versáteis e, como se não bastasse: super nutritivos!

Basicamente de um cogumelo refogadinho com cebola e um pouquinho de sal (ou molho de soja, adoro!) você pode fazer um monte de coisas gostosas: massa, wrap, risoto... pode até jogar na salada para dar uma turbinada no sabor e nos nutrientes, de acordo com as preferências da casa. =)

Tem um macarrãozinho gostoso que eu faço sempre e que as amigas (que honra!) já estão até fazendo também, mas infelizmente eu não tenho nenhuma foto... Então hoje vai sair uma "quase receita" de um sanduíche bem gostoso que fizemos aqui em casa outro dia e que foi devidamente fotografado (ok, o foco não está essas coisas, mas é o que tem pra hoje, rsrs), olha ele aí:


Nesse dia foi utilizado o cogumelo paris, mas o shimeji e o shiitake também são muito saborosos, então pra mim geralmente é só uma questão de qual está mais bonito na prateleira do supermercado no dia das compras.

Eu gosto também de deixar todos os cogumelos lavados e cortadinhos antes de começar a fazer a comida, pois isso toma um bom tempo.
Daí é refogar uma cebola bem douradinha na manteiga ou no azeite de oliva, acrescentar os cogumelos picados (não precisa ser muito miudinho não, ele dá uma encolhida na panela) e temperar com sal ou molho de soja.
O legal do shoyu é que ele dá uma corzinha bonita nos cogumelos e deixa um sabor bem gostoso, mas é realmente uma questão de gosto (só por favor não ponha sal e shoyu, senão vai ficar muito salgado!).

Daí é só deixar os cogumelos nesse refogadinho até ficarem macios e pronto: montar o seu sanduíche no pão de sua preferência! =)
Aqui geralmente o pão é integral, mas em dia de sanduíche assim mais caprichadinho a gente abre exceção e escolhe um diferente. Nesse dia foi um pão de provolone bem macio.

Além dos cogumelos, acrescentamos alface, tomate e um ovo mexido (que acabou total com a suposta leveza do sanduba, hahaha!). Nós íamos colocar queijo também, mas depois achamos que nem precisava...

E a mesma lógica do sanduíche serve também para o wrap: só rechear, enrolar e pronto!

Ah sim, para quem ficou curioso sobre os valores nutricionais do ingrediente protagonista de hoje, aqui vão alguns textos bem interessantes que achei sobre o tema: uma reportagem do Jornal Hoje e uma matéria no Canal MaisEquilíbrio do Portal Terra.

Comida quentinha, saborosa e nutritiva... quem não gosta? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário