Capa 2014!

Capa 2014!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Post definitivo sobre tingimento!

Eu estava numa dúvida danada se fazia ou não mais um post sobre o tingimento (mesmo adorando o tema, hehehe), mas como rolaram umas perguntas durante uma reunião com uma cliente, resolvi fazer um "apanhadão" de dicas e considerações gerais sobre o procedimento, pois agora já tenho mais experiência no assunto. =)


Então, lá vai:

1. Na minha opinião, quanto mais algodão tiver o tecido, melhor ele reage ao tingimento. Se for 100% algodão então: melhor ainda.

2. É normal sair muita tinta no primeiro enxágue, parece mesmo que toda a cor que você acabou de colocar vai sair, mas não se preocupe que não vai. Há casos raros que o tecido não solta quase nenhuma tinta, mas é minoria.

3. Uma peça, após ser tingida, passar a merecer lavagem delicada e separada. Então, se você não tem paciência para isso, provavelmente o tingimento caseiro não é uma opção a ser considerada.

4. Pela mesma razão, acho que não vale a pena tingir peças que você usa com frequência (como uma blusinha de todo dia), a não ser que seja para fazer um teste e ver como fica a cor ou como reage o corante com aquele tecido.

5. Eu sempre adiciono um pouco de sal na lavagem das peças tingidas, pois ele ajuda a manter a cor.

6. No tingimento caseiro, a peça a ser tingida deve ser totalmente coberta pela água com o corante. Logo, tem que ter no mínimo uma panela grande em casa para fazer isso.

7. De todas as peças que tingi, praticamente todas ficaram perfeitas. Que eu me lembre, apenas uma ficou com uma leve manchinha (quase imperceptível) de concentração de tinta.

8. Parece óbvio, mas cuide para estender a peça tingida longe das outras no varal (ou mesmo sozinhas), para não correr o risco de manchá-las, ok?

9. Pelo que eu vi, a cor original do tecido não faz muita diferença. Eu cheguei a pensar, por exemplo, que o rosa do blazer (acima) somado ao laranja do corante ia ficar coral, mas não. Ficou laranjão mesmo, como todo mundo pode conferir na foto.

Creio que é isso, se eu lembrar de mais alguma coisa, vou atualizando aqui.

Mas continuo achando a experiência de tingir uma peça de roupa que você já tem super divertida e proveitosa, pois com isso a gente pode desde salvar uma peça que foi acidentalmente manchada ou simplesmente fazer um experimento com uma roupa que já não dá ibope na cor original, mas que pode ganhar toda uma vida nova colorida.

Resumindo: continuo recomendando!

Ah sim: se alguém aí se animar com a ideia e tingir alguma peça, por favor fique à vontade para compartilhar. Eu vou adorar saber! ;)

2 comentários:

  1. Esse post caiu como uma luva para mim ... ;)
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Karla!!
    Agora só falta fazer a experiência e contar como foi, né? ;D
    Beijão!

    ResponderExcluir